Cirurgias robóticas e por navegação surgem como opções menos invasivas e com recuperação acelerada.

A tecnologia tem promovido avanços significativos na saúde, com novos processos e tratamentos que visam facilitar o trabalho dos médicos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Na ortopedia, esse avanço tem sido fundamental para o acesso à saúde de qualidade, com procedimentos menos invasivos e que fornecem uma recuperação acelerada.

Nesse contexto, o uso da robótica em cirurgias e a utilização da cirurgia de prótese por navegação despontam como exemplos de inovações que revolucionam o tratamento de problemas ortopédicos, proporcionando aos pacientes mais precisão, menos dor e complicações e uma recuperação mais rápida.


Para o doutor Marcos Laube, médico e coordenador da ortopedia do Hospital Orizonti, a expansão do uso da robótica na área já representa um grande avanço na área. “A cirurgia robótica representa um marco na ortopedia, permitindo cirurgias minimamente invasivas com resultados funcionais superiores. Com o auxílio de um sistema robótico, os movimentos do cirurgião são traduzidos em comandos ultra precisos, minimizando o trauma aos tecidos, reduzindo o tempo de internação e proporcionando uma recuperação mais rápida e com menos complicações”, explica.


Outra tecnologia que vem transformando a vida de pacientes ortopédicos é a cirurgia de prótese por navegação. Através de imagens 3D da articulação, o cirurgião realiza um planejamento cirúrgico detalhado e personalizado, definindo o posicionamento ideal da prótese antes mesmo de iniciar o procedimento.


“Durante a cirurgia, o sistema atua como um GPS, guiando os instrumentos com precisão milimétrica, o que garante o implante da prótese na posição ideal e otimiza os resultados funcionais”, comenta o especialista do Hospital Orizonti.


Os benefícios da tecnologia na ortopedia também se estendem além do consultório. As facilidades trazidas por esses procedimentos, como o menor tempo de internação, menor índice de complicações e menor necessidade de reoperações, reduzem os custos com saúde e promovem um retorno mais rápido às atividades laborais e físicas.


Os especialistas em ortopedia, que celebram o Dia do Ortopedista no próximo 19 de setembro, seguem atentos em como incorporar novas tecnologias para o avanço da área. “A busca por tecnologias que proporcionem mais precisão e qualidade de vida aos pacientes é um compromisso constante na medicina moderna”, finaliza o doutor Laube.

Outras Publicações

Artroplastia cervical garante preservação de movimento

A artroplastia cervical consiste na substituição de um disco intervertebral danificado ou degenerado por um implante (disco artificial) projetado para[..]

Abertas as inscrições para o programas de especialização e capacitação Fellowship 2024 do Hospital Orizonti

Profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho podem se inscrever. É uma oportunidade única[..]

Cuidados com a pele

Dezembro nos remete ao verão, que faz lembrar calor e claro, muito sol. No período atual, de pandemia, devido ao[..]

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar