Instituto Orizonti inaugura com grandes tecnologias e soluções sustentáveis

Com conceito de arquitetura integrada ao meio ambiente, empreendimento verde, bioclimático e sustentável, prevê eficiência hídrica energética 

Ser um dos maiores centros de saúde sustentáveis do Brasil é um dos diferenciais do novo hospital de Belo Horizonte, o Orizonti Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, cujo projeto arquitetônico é do renomado arquiteto e urbanista Flávio Carsalade e atende aos requisitos necessários à obtenção do Selo BH Sustentável, sistema de certificação de sustentabilidade construtiva da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Referência quando o assunto é intervenção no patrimônio, Flávio foi desafiado a desenhar uma edificação que atendesse a preocupação dos idealizadores do Orizonti com a gestão de resíduos, o baixo consumo energético e hídrico, respeito ao meio ambiente e patrimônio natural, além do conforto, saúde e longevidade dos pacientes. 

Uma das maiores inovações é o telhado verde, raro em Belo Horizonte. O Orizonti coloca a cidade no ranking das cidades com um dos maiores da América Latina com seus 6.942 m² de vegetação. Os telhados verdes contribuem para a eficiência energética e hídrica do empreendimento em diferentes frentes, além de outros benefícios para a sustentabilidade como alívio no peso da estrutura e na sobrecarga das fundações, compatibilidade com o patrimônio ambiental, isolamento acústico e térmico, filtro para a qualidade do ar, permeabilidade para evitar acúmulo de água, alagamentos, infiltrações e erosões, além de habitat para insetos, pássaros e outros animais pequenos como um apoio à biodiversidade local.

Com estrutura hospitalar robusta, a edificação prevê economia de água acima de 30% e de energia acima de 25%. As estimativas são de eficiência hídrica e energética de 62%, 34%, respectivamente. Em relação ao total de resíduos gerados, a estimativa é que 70% sejam destinados à reciclagem. Segundo Cristiane Silveira de Lacerda, Diretora Técnica e Comercial da Ecoconstruct Brazil, responsável pela implantação das estratégias de sustentabilidade na obra, espera-se, pelas medidas implementadas, gerar uma economia na conta de energia de aproximadamente um milhão de reais anualmente, e meio milhão de reais na conta de água.

Arquitetura Integrada 

Cercado pelas montanhas da Serra do Curral, o edifício está integrado ao meio ambiente e tem vista panorâmica para a cidade. Sua fachada espelhada permite a continuidade visual entre o prédio e a cidade. Para uma arquitetura bioclimática, vidros especiais foram adquiridos para as áreas de maior insolação, de forma a aproveitar a iluminação natural e ventilação. A maioria das janelas foram dotadas de persianas motorizadas para sombreamento, diminuindo a necessidade de acionamento do sistema de ar condicionado. As iniciativas resultarão em menor consumo de energia e uso mais racional dos recursos naturais. 

De acordo com um dos sócios fundadores do Orizonti, Amândio Soares, o edifício verde nasceu de um projeto sustentável macro e segue toda a legislação ambiental recomendada pelos órgãos oficiais. “Tivemos todo o cuidado de pensar em jardins internos, investimos na construção do maior telhado verde do Brasil com vegetação nativa que, além de ajudar na recomposição da paisagem da montanha da Serra do Curral, reduzirá o calor interno e o consequente gasto com ar condicionado. Tudo isso, claro, vai beneficiar a saúde do paciente”, comentou.

Engajados no cuidado com o meio ambiente, profissionais do Orizonti integram, desde 2018, a Brigada de Incêndio dos Parques da região, e recebem, anualmente, formação para atuar de forma efetiva no controle e prevenção de incêndios da mata da Serra do Curral. 

Estrutura 

  • Pronto atendimento 24h de urgência e emergência  
  • 252 leitos, sendo 60 de UTI 
  • Centro cirúrgico completo: 15 salas de baixa, média e alta complexidade, 1 sala híbrida, 1 sala robótica, 2 salas de hemodinâmica. 
  • Radioterapia, aceleradores lineares e sistema de braquiterapia automatizados Centro de Diagnóstico por imagem: ressonância magnética, tomografias computadorizadas, aparelhos de raio-x, ultrassom, ecocardiograma, spect. Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO) 
  • 12 leitos VIP com antessala 
  • 16 leitos de Hospital Dia 
  • 7 salas de conforto família 
  • 1 sala de conforto médico 
  • 1 sala de conforto cirúrgico 
  • Capela 
  • Galeria de fotos da Serra do Curral 
  • Restaurantes 
  • Lojas de conveniência 
  • Mirante 

www.institutoorizonti.com.br/imprensa 

Aline Rosa – Árvore 

(31) 98892-3987 / aline@arvore.cc

Outras Publicações

Artroplastia cervical garante preservação de movimento

A artroplastia cervical consiste na substituição de um disco intervertebral danificado ou degenerado por um implante (disco artificial) projetado para[..]

Campanha Janeiro Branco

Durante quase 12 meses, falamos sobre a importância de lavar as mãos adequadamente, usar álcool gel com frequência e evitar[..]

Entenda a importância da doação de sangue

Uma única doação por ajudar até cerca de quatro receptores diferentes. Esse gesto de solidariedade é capaz de salvar a[..]

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar