Referência em experiência do paciente na cidade mineira, a companhia aplicará sua expertise no serviço público de saúde

O Grupo Orizonti, referência em saúde e experiência do paciente, com atuação consolidada em Minas Gerais através do Hospital Orizonti e da clínica Oncomed, além de forte presença em oncologia com clínicas distribuídas no Sudeste e Sul do Brasil, anuncia um marco histórico para a saúde pública mineira: a conquista da Parceria Público-Privada (PPP) do Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (HoPE). A novidade se deu após o Governo de Minas Gerais leiloar a construção do Complexo, um projeto que prevê um investimento de R$ 2,4 bilhões ao longo de 30 anos. Com essa vitória no leilão, o Grupo Orizonti assume a responsabilidade pela construção, equipagem, operação, manutenção e gestão de todos os serviços de apoio, os chamados serviços “bata cinza”, prometendo uma revolução na eficiência e qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Grupo Orizonti: Expertise Privada a Serviço do SUS

A PPP do Complexo HoPE representa um salto qualitativo na oferta de serviços especializados. Conforme noticiado recentemente, o novo complexo, que será 100% SUS, terá mais de 500 leitos e reunirá serviços de oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher, além do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (LACEN-MG). O hospital será construído no estratégico bairro Gameleira, em Belo Horizonte, onde funcionava o Hospital Galba Veloso, com fácil acesso por importantes vias e metrô. Essa iniciativa garantirá uma prestação de serviço mais ágil e de melhor qualidade. A expectativa é que o HoPE opere a partir de 2029, substituindo unidades importantes como o Hospital Alberto Cavalcanti e a Maternidade Odete Valadares.

O pilar central da atuação do Grupo Orizonti será a transferência de sua expertise operacional, comprovada em suas unidades de excelência, para o ambiente do SUS. Isso se traduzirá na otimização de processos e na gestão integrada de uma vasta gama de serviços complementares ao corpo clínico, incluindo: gestão de utilidades (água e energia), lavanderia e rouparia, Help-Desk/Service-Desk, manutenção predial e conservação, serviço de recepção, manutenção de equipamentos, tecnologia da informação, limpeza, resíduos, jardinagem e dedetização, além de vigilância, CFTV e alarmes.

“Ao assumir a operação desses serviços, o Grupo Orizonti garante um ambiente de alta eficiência, liberando as equipes médicas e de enfermagem para se dedicarem exclusivamente à sua atividade-fim: o cuidado assistencial ao paciente. Essa iniciativa não apenas eleva o padrão de atendimento, mas também impulsiona a economia local com a criação de cerca de 2 mil novos postos de trabalho”, explica Dr. Amândio Soares, médico oncologista e presidente do Grupo Orizonti.

Ecossistema de Saúde Integrado: Fim das Etapas Desnecessárias

O grande diferencial do projeto é a implementação de um ecossistema de saúde completo e integrado. O Complexo HoPE será equipado com um parque tecnológico de ponta e um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) robusto, operado in loco pelo Grupo Orizonti. Essa abordagem rompe com o modelo tradicional, que frequentemente exige o deslocamento de pacientes para a realização de exames em unidades externas.

“Vamos implementar um sistema de gestão comprovado e referência em Belo Horizonte, que otimiza recursos e eleva a qualidade do serviço. O diferencial não está apenas em construir, mas em operar com inteligência. Ao integrar o diagnóstico de ponta à estrutura hospitalar, eliminamos etapas desnecessárias na jornada do paciente e fornecemos ao corpo clínico as ferramentas para atuar com máxima eficiência. Queremos fazer a diferença na vida dos pacientes e entregar um serviço público de saúde com um novo padrão de qualidade, beneficiando diretamente a população mineira”, afirma o doutor Amândio Soares, presidente do Grupo Orizonti.

Essa integração resulta em maior agilidade no diagnóstico, com a realização de exames de imagem e análises clínicas dentro do hospital, acelerando a obtenção de resultados. O corpo clínico e a enfermagem terão acesso rápido e integrado às informações diagnósticas, permitindo tomadas de decisão mais céleres e assertivas. A eliminação de gargalos logísticos e de transporte de pacientes aumenta a eficiência operacional de todo o hospital, melhorando a otimização de recursos. A eficiência e a qualidade da operação serão mensuradas por indicadores claros, garantindo a entrega de serviço com a qualidade do Grupo Orizonti para o poder público e, principalmente, para a população.

PPP: Inovação e Transparência na Gestão Pública

A modalidade PPP, regulamentada pela Lei Federal nº 11.079/2004, é um instrumento fundamental para trazer maior eficiência e inovação à gestão e à prestação dos serviços públicos, por meio de contratos por desempenho e resultados. O Governo de Minas Gerais continuará responsável pelo atendimento de saúde para média e alta complexidade, internações clínicas e cirúrgicas, consultas e acompanhamento médico especializado, atividades laboratoriais de ensaios, testes e exames, realização de análise de vigilância sanitária e atividades de ensino e pesquisa.

As minutas de edital e contrato estão publicizadas no site de Consulta Pública do Estado, reforçando o compromisso com a transparência e a participação popular, buscando aperfeiçoar ainda mais o projeto. A maioria dos serviços a serem geridos pelo Grupo Orizonti já é terceirizada atualmente, o que demonstra a maturidade do modelo e o potencial de aprimoramento com a expertise do Grupo Orizonti.

Outras Publicações

Arritmia grave pode ser curada com procedimento inovador

Você sabe qual a frequência cardíaca ideal? Segundo os cardiologistas, ela pode variar. Em adultos, em repouso, considera-se normal de[..]

Câncer Colorretal: prevenção e diagnóstico precoce

O câncer colorretal, que afeta o intestino grosso e reto, representa um grande desafio de saúde. Em Minas Gerais, são[..]

Chegada das férias de verão reforça a importância do cuidado com a pela dos mineiros

Cuidados básicos e diagnóstico precoce são essenciais contra o aumento projetado de 37% dos casos de câncer de pele em[..]

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.

Aceitar