Durante quase 12 meses, falamos sobre a importância de lavar as mãos adequadamente, usar álcool gel com frequência e evitar aglomerações. Mas, talvez pouco fosse dito sobre como cuidar da mente durante esse período de distanciamento.
Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha Janeiro Branco tem como proposta chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Confira algumas dicas de boas práticas para ajudar a compreender os sentimentos e amenizar situações de estresse ou ansiedade:
Estimule e mantenha pensamentos positivos
Procure cuidar dos seus pensamentos e em vez de fugir do caos, aceite-os e molde-os de forma que você se beneficie deles. Reflita e ressignifique os seus objetivos de vida.
Esteja próximo de pessoas queridas
Fortalecer o vínculo com as pessoas que amamos é criar uma rede de apoio para situações difíceis. Busque conviver com pessoas leves e inspiradoras, que melhoram o seu estado de humor por meio de um simples bate-papo, mesmo que on-line.
Dedique um tempo para relaxar
Dançar, escrever ou fazer atividades que lhe deem prazer pode ajudar a diminuir o estresse diário. Seja compassivo consigo mesmo
e entenda que o autocuidado é importante.
Conecte-se com a natureza
A natureza proporciona sensações únicas. Estar conectado a ela é integrar corpo, mente e espírito. Procure olhar para além das suas janelas.