A artroplastia cervical consiste na substituição de um disco intervertebral danificado ou degenerado por um implante (disco artificial) projetado para preservar o movimento do pescoço. Essa técnica surgiu como método alternativo à fusão, para o tratamento da hérnia de disco nesta região, o que pode causar braquialgia do braço (dor no nervo do braço) e radiculopatia cervical.
Segura e eficaz, a artroplastia cervical é indicada principalmente para pacientes com menos de 50 anos que não apresentem artrose ou instabilidade. De forma geral, esses pacientes já buscaram atendimento clínico, mas não obtiveram resultados satisfatórios.
Como acontece a cirurgia?
Por se tratar de um espaço restrito, o cirurgião realiza grande parte do procedimento com o auxílio do microscópio. É realizada uma incisão no pescoço da paciente por onde é realizada uma dissecção para se alcançar a coluna vertebral. Em seguida é retirada a hernia e colocada a prótese. Toda a parte neurológica é monitorada por um eletrofisiologista.
Quais os benefícios para o paciente?
Por meio desse procedimento é possível aliviar dores causadas pela compressão dos nervos, reduzir a sobrecarga nos segmentos adjacentes da coluna e manter a mobilidade da coluna cervical. Além disso a artroplastia cervical apresenta baixos índices de complicações e seus resultados podem ser notados mesmo no primeiro de alta.