A inovação é um dos nossos valores e faz parte da cultura do nosso corpo clínico. Recentemente realizamos o TOETVA, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, no qual é realizada a remoção da glândula tireoide por técnica endoscópica, com acesso através do vestíbulo labial (espaço localizado entre a gengiva inferior e os lábios). Quando comparada à cirurgia aberta tradicional, oferece o mesmo perfil de segurança, contudo sem incisão na pele, e com isso, sem cicatriz no pescoço.
Durante todo o procedimento, é realizada a monitorização da função dos nervos laríngeos, responsáveis pela movimentação das pregas vocais, que se encontram intimamente relacionados às estruturas manipuladas. A magnificação endoscópica da imagem do campo cirúrgico, apresentada em monitor 4k de última geração, associada à monitorização neurofisiológica intraoperatória, oferecem máxima segurança ao procedimento.
Aqui no Orizonti a primeira TOETVA foi realizada pela equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto, coordenada pelo Dr. Gustavo Meyer, com a participação do Dr. Nilton Costa acompanhados pelo Dr. Leonardo Rangel da UERJ.